Olá a todos…

Depois de muitos problemas com o SQL Server no C#,  resolvi procurar outras opções para solucionar o meu problema.

Nessas pesquisas encontrei uma solução muito interessante, o Firebird embedded, que é uma solução muito util pois com algumas DLL´s é possivel colocar um banco de dados em sua aplicação de forma rápida, simples e sem necessidade de instalação de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) grande e pesado.

Uma explicação mais detalhada:

Servidor Firebird Embedded

Há uma versão especial do servidor Firebird chamada de “embedded”. Esta versão é, na verdade, uma biblioteca cliente especial, que inclui o servidor em si. Quando um aplicativo chama essa biblioteca, ela carrega o servidor e permite acesso direto a qualquer banco de dados acessível ao computador local. Dessa forma, não faz uso do banco de dados de segurança. O nome de usuário especificado durante o “logon” (não existe autenticação de senha) é utilizado para gerenciar o acesso aos objetos do banco de dados (por permissões SQL), mas se este usuário for SYSDBA (ou o dono do banco de dados), então, o acesso irrestrito é possível.

As características do servidor embedded são úteis a desenvolvedores que querem criar aplicativos monousuários simples de se distribuir e que não requerem muita segurança.

Dessa breve descrição, pode parecer que ter um aplicativo com servidor embedded instalado em um servidor que esteja armazenando outros bancos de dados pode representar um grave risco à segurança. Na realidade o risco não é maior do que se o servidor embedded não existisse.

Quando um aplicativo carrega o servidor embedded, ele opera no contexto de segurança do aplicativo (e portanto, do usuário). O que significa que o servidor embedded terá acesso apenas aos arquivos que o usuário pode acessar diretamente pelo sistema operacional. Conceder a um usuário suspeito acesso para instalar programas em um servidor seguro já não é boa idéia, mas se você tiver especificado permissões de arquivo apropriadas em arquivos de banco de dados seguros, o servidor embedded não representa uma ameaça.

A ameaça vem de todas as outras coisas que o usuário poderia instalar.

O fato de o servidor embedded existir serve apenas para ressaltar que é possível acessar diretamente as informações de um arquivo de banco de dados, especialmente em um ambiente open source. Se já não existisse, certamente seria possível que alguém compilasse um equivalente.

Fonte:  http://www.firebirdsql.org/manual/pt_br/fbmetasecur-embedded-pt_br.html dia: 25/04/2013 as 11:00hs.

Para começarmos a criar uma aplicação DEMO desse banco precisaremos dos seguintes arquivos, visando atender a um maior numero de usuários, irei utilizar a versão x86(32bits):

http://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-win32/2.5.2-Release/Firebird-2.5.2.26540-0_Win32_embed.zip/download

http://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-win32/2.5.2-Release/Firebird-2.5.2.26540_0_Win32.exe/download

Depois de realizar o download dos dois arquivos e a descompactação do primeiro, teremos isso:

Conteudo
Conteúdo

Aqui estão os arquivos dos quais utilizaremos alguns para a nossa aplicação.

  1. Acesse nosso artigo de como instalar passo a passo o banco de dados firebird:  [BD] Como instalar o banco de dados firebird
  2. Criando um banco de dados firebird: [BD] Criando banco de dados firebird com IBConsole
  3. Agora você pode baixar os arquivos desse artigo[criado no VS2012]: [C#] Acessando banco de dados firebird de forma simples

Não deixem de comentar e opinar sobre esse artigo.


Obrigado e até o próximo post.

DATEK Tecnologia Eletrônica
[C#] Acessando banco de dados firebird de forma simples.
Tags:             

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: